mesmoteto
Blog

Litoral Norte, São Paulo

Ilhabela: onde ficar, o que fazer e como encarar balsa e borrachudo

Onde ficar em Ilhabela (Vila, sul ou norte), o que fazer no canal e no mar aberto, quando ir e como escapar da fila da balsa e do borrachudo.

Foto: Louise Cristina Araujo Ferri · CC BY-SA 4.0

Ilhabela tem uma estrada só. Ela corre pelo lado virado para o continente, do Jabaquara, no norte, à Ponta da Sepituba, no sul. Praticamente todas as casas, pousadas e restaurantes ficam pendurados nela. O outro lado, de frente para o mar aberto, não tem asfalto: à praia de Castelhanos se chega de barco ou por uma estrada de terra só para 4x4; ao Bonete, de barco ou por trilha.

A culpa é do Parque Estadual de Ilhabela, criado em 1977, que cobre cerca de 85% do território: quase tudo serra e Mata Atlântica, com o Pico de São Sebastião a 1.379 metros. Essa montanha segura a umidade do mar. Dela saem as cachoeiras, a mata fechada e o borrachudo, o mosquito pelo qual a ilha também é conhecida.

Canal ou mar aberto: os dois lados de Ilhabela

O lado do canal, voltado para São Sebastião, tem mar calmo, praias pequenas entre costões e o sol se pondo atrás da Serra do Mar. No canal passam e ficam ancorados navios a caminho do porto e do terminal de petróleo do continente.

Do lado oceânico há ondas, praias longas, comunidades caiçaras que vivem da pesca e do turismo e nenhum carro além dos 4x4 que descem para Castelhanos. Reserve pelo menos um dia inteiro para esse lado.

O que fazer do lado do canal

Vila e Saco da Capela: igreja no alto, barcos e a noite

A Vila é o centro histórico: a Igreja Matriz de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso no alto da escadaria, o prédio amarelo da Cadeia e Fórum ao lado, ruas com lojas e restaurantes que enchem à noite. Logo ao norte, o Saco da Capela concentra marinas e a estrutura das regatas da Semana Internacional de Vela, o evento que deu a Ilhabela o apelido de capital da vela. As praias aqui são fracas. A Vila vale pela noite.

A Igreja Matriz e o prédio da Cadeia e Fórum, no centro da VilaFoto: Dennis Sylvester Hurd · Public domain

Praias do sul: o Curral, a Feiticeira e duas cachoeiras fáceis

O sul concentra as praias mais procuradas do lado calmo. O Curral é a mais movimentada, com quiosques e bares, e em fim de semana de verão vira festa. Feiticeira, Julião, Praia Grande e Veloso ficam no mesmo trecho e alternam faixas de areia curtas com costões bons para snorkel em dia de água clara.

Duas cachoeiras fáceis ficam aqui. A Pancada d'Água, também chamada de Três Tombos, perto da Feiticeira, pede uma caminhada curta, de 720 metros ida e volta. A do Veloso, com mais de 30 metros de queda, fica a cerca de 2 km ida e volta da praia do mesmo nome.

Praia do Curral, a mais movimentada do sul da ilhaFoto: Lucas Molina · CC BY-SA 4.0

Praias do norte: o asfalto acaba na Armação

O norte é mais quieto. Siriúba e Viana estão perto da Vila; seguindo a estrada aparece a Armação, a 12 km da balsa, onde acaba o asfalto. Dali são uns 8 km de terra até Pacuíba e o Jabaquara, uma enseada de água azul cercada de mata. Há menos restaurantes e tudo fica mais longe.

Praia do Jabaquara, no fim da estrada do norteFoto: Rafael Borges Mundim · CC BY-SA 4.0

Trilhas do parque: Água Branca para a família, Baepi para quem aguenta

As trilhas do Parque Estadual funcionam das 8h às 17h, menos a do Baepi, que tem horário próprio. As duas mais conhecidas são opostas em esforço.

  • Cachoeira da Água Branca: começa na guarita do parque, no início da estrada de Castelhanos. São cerca de 4 km ida e volta, com poços e duchas pelo caminho. Esforço baixo, boa para família.
  • Pico do Baepi: 1.048 metros de altitude, cerca de 7,4 km ida e volta e umas 8 horas de caminhada, quase tudo subida forte. Do alto se vê o canal inteiro e São Sebastião do outro lado. Pede guia e agendamento, e a entrada é liberada das 7h às 14h: para descer com luz, comece às 7h. Confirme as regras com o parque antes.
A vista do cume do Pico do BaepiFoto: Igorh84 · CC BY-SA 4.0

O lado oceânico: Castelhanos e Bonete

Castelhanos: a serra de jipe e a baía do Mirante do Coração

A Estrada Parque de Castelhanos sai do Perequê e cruza a serra em uns 22 km, dos quais cerca de 15 km dentro do parque, em terra e pedra. Passam veículos 4x4, motos, bicicletas e quem vai a pé. Nos últimos anos, a ida foi liberada até as 14h e a volta a partir das 15h, com saída até o fim da tarde; há limite diário de carros particulares.

Bom saber

Horários e regras da estrada mudam, e ela fecha ou piora muito com chuva. Confirme no Centro de Visitantes do parque: (12) 3896-2585.

Para a maioria das pessoas, o jeito sensato é o passeio de jipe das agências, que em geral para no Mirante do Coração, de onde a baía aparece com o desenho que dá nome ao lugar. Uma variação boa é ir de jipe e voltar de barco pela costa, se o mar estiver calmo.

Lá embaixo, a trilha para a Cachoeira do Gato começa no canto esquerdo da praia, na Ponta do Gato, e tem cerca de 4 km ida e volta. O mar de Castelhanos é aberto e forma ondas: não é praia para criança solta na água.

Bonete: a vila caiçara sem estrada

A vila fica numa praia de areia clara cercada de morro. A trilha tem cerca de 12 km, começa na Ponta da Sepituba, no fim da estrada do sul, e leva de três a seis horas em cada sentido, conforme o ritmo. O caminho passa pela Cachoeira da Laje, pela do Areado e pela do Saquinho.

A praia e a baía do Bonete, vistas do alto, no lado oceânico da ilhaFoto: Jcornelius · CC BY-SA 4.0

Ir e voltar a pé no mesmo dia são uns 24 km de trilha em mata úmida. Há duas alternativas melhores: dormir no Bonete, onde há hospedagem simples, ou caminhar até a Cachoeira da Laje, a cerca de 2,3 km do início da trilha, e voltar. A Laje tem piscinas naturais sobre a pedra e é o trecho mais bonito do caminho. Quem prefere o mar vai de barco, de passeio ou fretado: sai em geral do píer do Perequê, leva cerca de uma hora e meia, chacoalha bastante e é cancelado quando o mar está ruim.

Cachoeira da Laje, na trilha do BoneteFoto: Boris Karpuk · CC BY-SA 3.0

Mergulho: o Príncipe de Asturias e os naufrágios do arquipélago

Em março de 1916, o transatlântico espanhol Príncipe de Asturias bateu nas pedras da Ponta da Pirabura. Foram 445 mortos oficiais e provavelmente muitos mais, por causa dos passageiros clandestinos. É o mais famoso dos pelo menos 16 naufrágios documentados no arquipélago, segundo o Museu Náutico de Ilhabela. Alguns são visitados por operadoras de mergulho, mas a visibilidade costuma ser baixa: é passeio para quem tem experiência.

Borrachudo: o mosquito que pica de dia

O borrachudo é um mosquito pequeno. As fêmeas picam de dia, de preferência tornozelos e canelas. As larvas se criam em água corrente, por isso o problema é maior perto de rios, cachoeiras e mata, e menor na areia com vento. A picada coça por dias e, em quem tem alergia, incha bastante.

Na prática: passe repelente ao sair e reaplique ao longo do dia, use calça leve nas trilhas e não planeje piquenique à beira de rio. Casa no meio da mata, com riacho no terreno, tem mais borrachudo.

Onde ficar em Ilhabela: Vila, sul, norte ou mar aberto

Para uma primeira visita de três ou quatro dias, a Vila ou o sul resolvem quase tudo. O norte faz mais sentido numa segunda viagem ou para quem quer descansar e não sair muito.

Vila e Saco da Capela: a melhor base sem carro

À noite, restaurantes, bares e o centro histórico ficam a uma caminhada. De dia, as linhas de ônibus da prefeitura percorrem a ilha até as praias. Para quem não leva carro, é a melhor base. Os preços são mais altos. A Vila também lota nos dias em que navio de cruzeiro para na ilha: a prefeitura publica a escala da temporada no site oficial, e vale conferir antes de reservar.

Sul, da Feiticeira ao Veloso: as praias mais bonitas e a estrada que engarrafa

Daqui, as melhores praias do lado calmo, as cachoeiras e o começo da trilha do Bonete ficam à mão. Funciona para famílias e para quem quer passar o dia na areia. O custo aparece no verão: trânsito parado na estrada do sul e, para quem fica colado ao Curral, música até tarde nos fins de semana.

Perequê: perto da balsa e da saída para Castelhanos

É a parte comercial da ilha, com supermercados, farmácias e a balsa perto. Para quem vai de carro e quer sair cedo para Castelhanos, que começa ali, é prático. Em troca, o bairro é urbano, a praia do Perequê não está entre as melhores e o trânsito pesa na alta temporada.

Norte, da Siriúba ao Jabaquara: sossego e jantar de carro

Siriúba e Viana, coladas à Vila, são um bom meio-termo. Depois da Armação o asfalto acaba, e em Pacuíba e no Jabaquara cada jantar exige carro.

Castelhanos e Bonete: hospedagem simples e refém do mar

A hospedagem fica nas próprias comunidades caiçaras, sem carro e com estrutura limitada. Com mar ruim o barco não sai, e quem está no Bonete fica até o tempo abrir ou volta pela trilha.

Quando ir a Ilhabela: chuva no verão, seca em julho

Chove o ano inteiro, mas de forma desigual. Janeiro, fevereiro e março são os meses mais chuvosos, com média acima de 200 mm por mês; julho é o mais seco, com cerca de 60 mm. O verão tem mar quente e ilha cheia, filas longas na balsa e o calor úmido de que o borrachudo gosta. O inverno é seco e fresco, com água mais fria e pouca gente fora dos fins de semana.

Abril, maio, setembro e outubro costumam ter menos chuva que o verão, mar ainda bom e menos gente. Alguns eventos do calendário da prefeitura ajudam a escolher a data, ou a fugir dela:

  • Abertura da temporada de baleias e golfinhos, em junho (em 2026 foi em 2 de junho).
  • Semana Internacional de Vela, no fim de julho (em 2026 foi de 24 de julho a 1º de agosto), que lota a Vila e o Saco da Capela.
  • Festival do Camarão, o mês inteiro de agosto (em 2026, de 1º a 31).

Carnaval, réveillon e feriados prolongados trazem as piores filas de balsa do ano.

Como chegar: estrada, balsa e taxa ambiental

De São Paulo são cerca de 210 km até a balsa em São Sebastião, pela Rodovia dos Tamoios até Caraguatatuba e depois pelo litoral. Sem trânsito, umas três horas, sem contar a fila da balsa. Quem vem do Rio desce pela Rio–Santos, passando por Paraty e Ubatuba. Os aeroportos mais práticos são Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.

A balsa funciona 24 horas e a travessia leva de 14 a 18 minutos. Durante o dia, as saídas são a cada meia hora; de madrugada, de hora em hora. Em julho de 2026, carro pagava R$ 19 em dia útil e R$ 28,50 em fim de semana e feriado; moto, R$ 9,50 e R$ 14,20. A tarifa é cobrada só no embarque em São Sebastião e já vale para a volta.

Para veículos existe o Hora Marcada, que garante embarque num horário reservado, e o site da Semil mostra a espera em tempo real. Vento forte suspende a travessia, o que aconteceu mais de uma vez em 2026.

Quem entra com carro de fora paga a Taxa de Preservação Ambiental, retomada em 31 de março de 2026: R$ 48 para carro de passeio e R$ 10 para moto. O pagamento é feito em até 30 dias, por tag, Pix ou boleto, pelo site oficial da taxa (ecoilhabela.com.br). Carros emplacados em Ilhabela e São Sebastião são isentos.

A alternativa é deixar o carro em São Sebastião e atravessar a pé na própria balsa, que é gratuita para pedestres e ciclistas. Só compensa se você vai ficar na Vila ou perto dela, sem planos de rodar a ilha.

Bom saber

Reserve antes: o Hora Marcada da balsa em feriado, o guia do Baepi, o jipe para Castelhanos na alta temporada e o barco do Bonete.

Cinco erros de quem vai pela primeira vez

  • Sexta à noite de feriado, de carro, sem Hora Marcada. A espera pode passar de três horas. Atravesse cedo, no meio da semana ou com horário reservado.
  • Ir para a fila comum só com cartão. Os guichês aceitam só dinheiro ou tag de pedágio; cartão não passa.
  • Esquecer a taxa ambiental. Quem não paga no prazo leva multa de R$ 100 além da taxa. Consulte a placa no site oficial, mesmo usando tag.
  • Tentar Castelhanos de carro comum. A entrada é só para 4x4, e em dia de chuva nem jipe é garantia.
  • Achar que a ilha é pequena. Do Curral (8,5 km ao sul da balsa) ao Jabaquara (cerca de 20 km ao norte) são quase 30 km de estrada estreita e sinuosa, os últimos 8 em terra. No verão, com a estrada do sul parada, o trajeto leva bem mais do que a distância sugere.
1 de 7
Baía de Castelhanos vista do alto do Mirante do Coração, com mar azul e mata

Continue lendo